domingo, 20 de outubro de 2013

LEVANTADOS PELA PROMESSA



Se perguntarmos a algumas pessoas se elas querem receber promessas de bênçãos, todas elas certamente dirão que sim.
Também se perguntarmos se algumas delas já receberam promessas, muitas também dirão que sim. O fato é, que tanto as que querem receber promessas, como as que já têm as suas promessas cumpridas, terão facilidade de transitarem no ambiente que se recebe, ou que se manifestam as promessas.

Olhemos um pouco para a vida de Abrão, para que possamos extrair bases que nos trazem discernimento, para que recebamos e vivamos as promessas de Deus.

É sabido de todos nós, que pela fé Abrão sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que haveria de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Ele habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabana com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artíficie e construtor é Deus.

Absorvemos neste pequeno fragmento do texto, que a promessa sempre trará consigo o chamado, e, que Deus nunca nos abençoará dando-nos de suas dádivas sem que isso não seja para alcançar também a outros.
Deus não nos alimenta de sentimentos egoístas, mesquinhos e individualista.

O chamado é um pacote que traz inserido em si responsabilidade, autoridade, e o compromisso de nos tornarmos representantes do Senhor neste mundo.
Valendo lembrar que mediante as transformações ocasionadas no ambiente da promessa, nos tornamos referenciais da parte de Deus, ante aos homens.

Ao nosso “sim”, a primeira condição que nos será proposta para caminharmos em direção a promessa, será a ruptura com a nossa casa e consequentemente a nossa parentela. Abrão foi direcionado por Deus a deixar o seu lugar, e seguir dia após dia, a direção do Senhor para a terra que Ele mesmo lhe mostraria. O seu “sim” fez de Deus a sua bússola em total confiança.

Muitos querem as promessas do Senhor, mas não querem romper com os laços que os prendem.
Nos agarramos às tradições familiares, aos amigos que outrora conviviam conosco no mesmo ambiente de pecado e ruína. Quão difícil nos é desapegarmos dessas muletas.
Entretanto, se queremos ver as promessas satisfeitas, é vital que estejamos dispostos dar passos em direção a ela. A nossa primazia deve ser nos desembaraçarmos de tudo aquilo, que pode representar impedimento para que ela advenha.

Sl 45: 10, 11 – “Ouve filha, e olha, e inclina teus ouvidos; esquece-te do teu povo e da casa de teu pai. Então o rei se afeiçoará à tua formosura, pois ele é teu Senhor; adora-o”. O salmista num ato quase desesperador nos ensina a ouvir, olhar e a inclinar os ouvidos . A sua obstinação tem um objetivo, o de enfatizar, fazer notório que não podemos simplesmente ouvir o som, mas atentar para a instrução que viria a seguir ”...esquece o teu povo e a casa do teu pai”. Se quisermos que o rei se afeiçoe a nós...se queremos cair na sua graça, precisamos agradá-lo e adorá-lo com a nossa própria vida. Ele está falando de uma tomada de postura.

Com sabedoria Alessandro Manzoni disse que “Deus...nunca perturba a alegria dos seus filhos se não for para lhes preparar uma mais certa e maior”.
Deus não nos tira de Ur para nos levar por campos desérticos sem nos abençoar no lugar da promessa.

Os procedimentos de Deus nos são necessários, para que tenhamos estabilidade dentro do ambiente da promessa.
É exigido daquele que recebe a promessa o devido caráter, a disposição interna ajustada, a alma alinhada ao coração do Pai.

Abrão precisou ser provado algumas vezes para ser confirmado por Deus. Quando entrou no Egito, temendo pela sua vida, por uns instantes se acovardou e ocultou parte da sua história, que acabou lhe custando vergonha e afronta lançada em sua face. Também caminhando com seu sobrinho, enfrentou desacordos dos pastores de ambos, tendo que se decidir entre continuar a andar com Ló ou obedecer à ordem do senhor. Não bastando, foi necessário até mesmo se dispor a sacrificar Isaque, seu filho, para que dessa maneira o Senhor tivesse comprovada a fidelidade do seu coração.

O salmista Davi nos ensina a esperar no Senhor; e o profeta Jeremias nos diz que confiar em Deus e colocar nEle a nossa esperança nos faz benditos. Somos conquistadores das promessas do Altíssimo quando procedemos conforme as instruções que Ele mesmo nos dá, através da sua palavra.

Aquele que se apropria das promessas de Deus deve compreender, que agora sobre ele incidem grandes implicações e responsabilidades.
Na mesma proporção dos privilégios, são também as obrigações.

O Senhor disse a Abrão: "E far-te-ei uma grande nação e abençoar-te-ei, e engrandecerei teu nome e tu serás uma benção. E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12: 2).
Quando Deus libera a promessa, Ele segue princípios que se revelam no chamado de Abrão:

a. A promessa quebra o jugo de esterilidade, para levantar debaixo dela um povo, uma nova geração. Sara recebeu a virtude de gerar um filho dentro de si. Se tornou mãe já fora da idade; porquanto teve por fiel àquele que lhe tinha prometido.
b. A promessa não se manifesta de fora para dentro, mas se despontará de dentro para fora. A palavra sempre será direcionada ao interior do
homem, fazendo com que ele primeiro seja uma benção, e não que apenas áreas de sua vida sejam abençoadas .
c. A promessa traz cobertura espiritual. Todos aqueles que uma vez são alcançados pelas promessas, tem sobre si a cobertura do Senhor.
d. A promessa estará sempre vinculada à estrutura que Deus mesmo criou, a família. Essa dependência é para que a abrangência da promessa, e da benção que ela carrega alcance a todas as famílias da terra. Somente alcançando famílias, restaurando-as, curando-as pelo poder que está investido nas promessas de Deus, veremos Igrejas, cidades e nações transformadas.
e. Família fortalecida é sinônimo de igreja fortalecida e nação fortalecida. As famílias formam as bases de uma sociedade.



Deus nos anima a ouvirmos a voz dEle, e termos o cuidado de guardarmos todos os seus mandamentos, para sermos exaltados sobre todas as nações da terra. As bênçãos do Senhor são pertinentes também para os crentes dos dias atuais.

As promessas de termos nossas forças renovadas, de alçarmos voos mais altos com asas como águias, de corrermos e não nos cansarmos e caminharmos sem contudo nos fatigarmos, acontecem quando estamos no centro da vontade de Deus.

Deus derramará sobre nós suas promessas, se com inteligência e discernimento nos dispusermos hoje para recebê-las. Se o terreno da nossa vida for fértil elas se cumprirão e multiplicarão, para que o nome do Senhor seja glorificado.


Mesmo que sejamos em tudo atribulados, não andaremos angustiados; ainda que perplexos, não desanimaremos; se perseguidos, com certeza o Senhor não nos deixará desamparados. Quando o inimigo vibrar por entender que fomos abatidos, nos levantaremos com vigor pois não seremos destruídos. Porque é o Senhor que multiplica as forças daquele que não possui nenhuma.

Sendo a fé o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem, não nos deixaremos ser vencidos pelo desânimo da espera.
Ela nos conduzirá para o alvo, em busca do cumprimento das promessas de Deus que se deleitará nas nossas vitórias. O desejo do Pai é nos fazer prosperar, espiritualmente, emocional, fisicamente e materialmente.

Spurgeon disse que se nos apropriarmos de uma promessa, ela não precisará ser surrupiada. Poderemos nos apossar-se dela com coragem e dizer: "Isto é meu". Considerando esse pensamento, devemos lutar sempre. É verdade que nem todas as vezes venceremos, mas jamais poderemos nos dar ao luxo de desistir. Devemos perseguir as promessas, porque certamente elas passarão pela prova do tempo, mas se cumprirão, porque Deus não é homem para que minta, e nem filho do homem para que se arrependa.
E aqueles que se alimentam das promessas desse Deus, de maneira alguma morrerão famintos.

Que seja essa a nossa visão e o nosso entendimento, quando o objeto da nossa discussão forem as promessas de Deus.
Muitos cantores ministram canções que dizem que, quem tem promessa de Deus...vence o mal...não morrem...Mas e nós, como realmente testemunhamos das promessas, quando estamos sozinhos encasulados nas nossas limitações?
Ministramos para os outros, mas precisamos nos apropriar das verdades que nos levantam para vencer, porque Deus não retarda a sua promessa.

2 comentários:

  1. Que texto abençoado! Tenho vivido experiências relacionadas as Promessas de Deus.. A Promessa.. o aperfeiçoamento.. crescimento espiritual.. tratamento.. e tenho certeza que o Ele prometeu irá se cumprir.. Deus é Fiel e cumpre o que diz!!

    ResponderExcluir
  2. Amém! Que texto abençoado.. Tenho vivido experiências impactantes relacionadas às promessas de Deus.. A promessa.. o tempo de preparo para receber a promessa.. creio que o que Ele prometeu irá se cumprir.. Deus é Fiel..

    ResponderExcluir