segunda-feira, 7 de julho de 2014

Gratidão - Uma Expressão de Amor



Dizem que gratidão é o sentimento de reconhecimento.
Certamente ser grato é ter o anseio de agradecer a outra pessoa por nos beneficiar.

Se existe algo que precisa ser marcante na nossa vida cristã, é esse sentimento nobre de gratidão a Deus. Esta habilidade não pode faltar na pessoa que teme a Deus e Nele coloca a sua fé.

A Bíblia nos traz vários relatos onde os protagonistas nos ensinam com as suas atitudes, sobre a importância de se ter um coração grato a Deus.
Poderíamos discorrer sobre inúmeros deles, mas vamos nos deter no livro de Crônicas, onde o autor nos relata um fato em que podemos ver de forma clara uma autoridade política, demonstrando através de seus atos o seu reconhecimento de gratidão ao Senhor.

A maioria dos cristãos conhece o fato ocorrido onde a Arca da Aliança foi tomada de Israel. Dizem que gratidão.
Mas também são instruídos dos esforços empenhados, e todas as providências que o Rei Davi tomou para trazê-la de volta.

Segundo o texto em ICr 15:3, Davi chamou todo o povo de Israel a Jerusalém a fim de trazer a arca da aliança para o lugar que ele havia preparado para ela.

Os sacerdotes e os levitas entendendo a seriedade da situação se purificaram a fim de carregar e transportar a arca da aliança conforme as orientações do Senhor, o Deus de Israel.

Ao obterem êxito no projeto, com humildade ofereceram a Deus sacrifícios, porque reconheceram que a capacitação fora lhes dada por Deus.

Esmerilando em seus trajes, Davi vestiu-se com uma roupa feita do mais fino linho; do mesmo jeito também estavam vestidos os músicos.
E isto nos desperta para o sentimento que envolvia o rei naqueIe tempo. Ele se encontrava com o espírito orgulhoso. Não um orgulho de soberba, mas de satisfação, e, de valorização da conquista. Só uma alma excitada com as conquistas se deixaria levar por tantos detalhes.

Através das vestes, ele queria exibir para o outro aquilo que o seu físico escondia dentro de si. Era necessário externar o sentimento de euforia e gratidão que não conseguia conter.

É narrado no texto que todos os israelitas subiram até Jerusalém, acompanhando a arca com gritos de alegria, ao som de trombetas, de cornetas, de pratos e de música de harpas e liras. Era uma conquista e precisava ser celebrada com o sentimento mais nobre que um ser humano pode expressar àquele que lhe proporciona tal coisa – Gratidão.

Sabemos que a arca foi introduzida na barraca que Davi tinha preparado para ela, e novamente ofereceram a Deus sacrifícios.

Chama-nos a atenção porque foi nesse dia que Davi deu pela primeira vez a Asafe e aos seus colegas levitas a responsabilidade de cantarem louvores a Deus.
Como homem ele já havia obtido muitas vitórias, mas esta tinha um sabor especial. Provavelmente a delícia de desfrutar novamente da presença do Todo Poderoso provocasse nele esta sensação de plenitude, fato que o impulsionava e não se deixava conter.

Foi neste contexto que Davi deixou registradas as mais lindas expressões de gratidão, com ensinos que podem nos nortear nos nossos tempos atuais.
Sem perder tempo, ele orienta para que os levitas ensinem ao povo a agradecer a Deus, se lembrando de que Ele é Senhor.

Era necessário que também não se calassem, mas anunciassem a grandeza desde Deus e contassem para as nações as coisas que Ele fez.


Vejo o anseio de Davi e a alegria incontida dentro dele quando sugere e insiste para que cantem, cantem louvores a Deus e falem dos seus atos gloriosos.
As pessoas são desafiadas a sentir orgulho e alegria com aquilo que o Santo Deus tem feito. Ele nos deixa uma dica: Está aflito com aparentes derrotas?”... procure a ajuda do Senhor; esteja sempre na sua presença”.

O desafio de lembrar-se de tudo o que Deus tem feito, dos seus grandes e maravilhosos milagres, e como o Senhor livra o seu povo da condenação do inimigo foi lançado para o servo e para o escolhido de Deus.

Davi insiste em que o povo de toda a terra manifeste a sua alegria através da música, e se recorde que Deus fez uma aliança com o seu povo para sempre, ela é eterna, e isto não pode ser esquecido.

A salvação deve ser comunicada todos os dias e a glória do Senhor anunciada às nações, porque uma vez conhecidas, todos saberão que o Senhor é grande e merece ser louvado.

O rei salienta a valorização da presença do Deus vivo e Soberano.
Como criador de todas as coisas, Ele está cercado de glória e majestade, e o que não falta em seu templo é poder e beleza.
Se a terra está firme no seu lugar e não pode ser abalada, é por causa do seu poder, e isto precisa ser considerado.

É necessário que se reconheça com alegria em toda a terra, e que se digam em todas as nações: O Senhor é Rei”.

A natureza declara honras ao seu criador. Até mesmo os campos com tudo que há neles não devem se calar, porque as árvores dos bosques gritarão de alegria diante de Deus que vem governar a terra.

Deus é bom e o seu amor dura para sempre, e esta é a razão porque devemos dar graças, e louvá-lo agora e sempre.
Davi exalava tanto reconhecimento da graça de Deus, que ficou registrado, que após este momento singular todo o povo respirava do mesmo “ar” que ele, e confirmando também louvou a Deus, o Senhor.

Nós temos motivos de sobra para louvar a Deus, para Glorificar o seu nome.
Chegamos ao final de mais um ano. Podemos contemplar mais uma etapa da nossa vida vencida.
Com os nossos projetos concluídos podemos dizer: Ebenezer: Até aqui nos ajudou o Senhor.
Podemos olhar para traz e vermos quantas vitórias o Senhor nos deu. Quantos livramentos nos foram concedidos.
Se acharmos que fomos desapontados o suficiente para nos afastarmos do Senhor, é porque a nossa insensibilidade nos impediu de vermos as situações de riscos das quais fomos preservadas.
Somos mais que vencedoras por meio Daquele que nos amou.

Augusto Cury falando para pessoas inconstantes diz que: “Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam por seus sonhos ou desistem deles.”.

No texto bíblico citado vimos um Rei que não desistiu do sonho de trazer de volta a presença de Deus para a sua nação.
Ele assumiu a sua identidade de pérola única naquele confronto e com a ajuda do próprio Deus, conquistou e pode celebrar pelo atingido.
Lutas foram travadas. Com certeza momentos de desânimo... vontade de desistir não faltou... mas ele focou o seu objetivo.

Assim como ele, precisamos andar desejosas de executar com excelência os projetos de Deus para a nossa vida.
Focar e persistir nos nossos sonhos deve ser a nossa meta, para que também possamos celebrar e tornar a glória de Deus conhecida em toda a terra. Podemos avançar pela cidade bradando gritos de alegria, porque o rei nos deixou um legado.
Somos autorizadas e inspiradas para dançar, bailar e nos alegrarmos,
quando buscamos trazer para dentro de nós valores singulares, que moldam o caráter de Cristo em nós - O valor de um coração grato.

Não hesite em descobrir, qual deve ser a dinâmica para que uma “mulher de Deus” extraia de dentro de si mesma um sentimento verdadeiro de gratidão a Deus.

Entenda que, em todo o tempo deveremos aproveitar as oportunidades que nos são dadas por Deus, para reconhecermos publicamente a bondade Dele, pois isso se tornará em honra ao seu nome.

Munidas das verdades que nos libertam dos mitos e fantasias que nos são apresentadas não seremos ludibriadas, e viveremos nos sentindo completas no Senhor.


Podemos agradecer a Deus pelos desafios que nos foram propostos para que crescêssemos. Agradecer também pelas bagagens que Ele nos encorajou a deixarmos para traz, e que só nos traziam peso.
Podemos demonstrar gratidão pelos estímulos que recebemos para sermos santas – separadas para Ele.

É visível quando uma mulher possui um coração agradecido, porque ela se lembra da sua identidade em Cristo Jesus, e não abre mão de anunciar os seus feitos como o rei Davi nos orienta.

Na sua memória, ela se lembra de que Deus a vê com graciosa força para sustentar uma família com equilíbrio. E isto não é motivo de orgulho e alegria? Vejo que sim.

Com consciência de que a sabedoria que recebemos do Altíssimo nos torna mulheres auxiliadoras, temos motivos suficientes para louvar a Deus e anunciar quão grande Ele é.


Certa vez Charles Chaplin disse que “A persistência é o menor caminho do êxito”.
Portanto se aos seus olhos nem tudo parece tão simples e belo, ore e peça a Deus que te mostre, que tire as escamas dos seus olhos para que veja quantas maravilhas Ele tem feito.
E já que a persistência é o menor caminho para o êxito, persista na busca de um coração que entende que é pela graça que podemos compartilhar experiências pessoais e desfrutar dos experimentos das outras pessoas.

Ainda que não compreenda o que te acontece hoje, agradeça ao Senhor. Tribute a Ele glória e força porque com certeza Ele tem cuidado de nós.

Comece agora mesmo a declarar com entendimento que Jesus é o Senhor. Não se cale, mas anuncie a sua grandeza com orgulho e alegria. E para encerrar... cante louvores a Ele, porque Ele é bom e a sua misericórdia dura para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário